Como Atuamos

Tenho a firme convicção que não se constrói uma sociedade justa sem que se assegure a cada homem e mulher, independentemente de idade, raça, crença, opção sexual e condição social, o pleno exercício de todos os seus direitos.

A garantia do exercício dos direitos sociais e individuais é dever da sociedade.

A Advocacia, quando exercida com a dignidade que a profissão exige, não se trata de trabalho mecânico, repetitivo, cujo objetivo maior seja a vantagem econômica.

Advocacia não é mercancia.

É dedicação constante, aprimoramento diário, estudo, paciência, cortesia, coragem, compreensão, respeito
pelas ideias e convicções divergentes.

Contudo, sem que jamais, o Advogado deixe de defender, com todos os meios de que dispõem, as ideias, convicções e direito de quem procura seus serviços.

O DIREITO é ciência social que tem por objeto a segurança do ser humano.

“E por segurança se deve entender não a mera preservação da vida em qualquer condição que seja, mas com vistas a sua felicidade. Pois os homens se reuniram livremente e instituíram um governo a fim de poderem, na medida em que o permitisse sua condição humana, viver agradavelmente”. Thomas Hobbes

Poucas são as profissões capazes de trazer tanta realização pessoal como a do advogado, desde que tenha a compreensão de que a dor da injustiça, no mais das vezes, cala mais fundo e perdura por mais tempo do que a dor física.

Ao Advogado cabe a busca constante da cura da dor da injustiça, e quando não for capaz, deve por todos os meios buscar ameniza-la.

O Foro Judicial não é uma arena de gladiadores, tampouco deve ser um templo de caprichos e vaidades.

Ao Advogado cumpre desestimular o litígio pelo litígio ou pelo ganho fácil, mas jamais deixar de defender o direito do seu cliente.

O destemor por contrariar entendimento diverso deve pautar a atuação profissional, na mesma medida da consciência de que a discussão jurídica se faz no campo das ideias, com cortesia e educação.

Não por outra razão o Advogado é indispensável à administração da Justiça, diz a Constituição Federal.

Ao longo dos meus quase trinta anos de profissão, sempre procurei exercer a advocacia de forma artesanal, cortes, pessoalizada e ética, buscando assegurar a garantia do direito daqueles a quem tenho o privilégio de atender, sem abrir mão da independência e função social da profissão.

É como penso meu oficio e como exercemos advocacia nesse escritório.

Fausto Alves Lélis Neto – Advogado